O Marketing nas Empresas

20230504203820_[fpdl.in]_conceito-de-solucao_700248-2647 (1)
Foto: Imagem de master1305 no Freepik

O marketing é uma importante ferramenta estratégica para as empresas que desejam se destacar no mercado e conquistar novos clientes. Ele é responsável por estudar e compreender as necessidades e desejos dos consumidores, criando estratégias para oferecer produtos e serviços que atendam às suas expectativas.

“Costumo dizer que toda árvore já foi plantinha, sem dúvidas as empresas devem entender o marketing como um setor essencial, assim como o financeiro, a contabilidade, é ele que irá direcionar seu crescimento, caso você ignore o marketing e todas as suas possibilidades de ações seus dias estarão contados”. Pedro do Marketing 

Uma das principais vantagens do marketing é que ele permite que as empresas se comuniquem de forma efetiva com seus clientes, para que possam construir relacionamentos duradouros e estabelecer uma base de fãs leais. Além disso, o marketing pode agregar valor à marca, criando uma imagem positiva e associando-a a valores como qualidade, confiança e inovação.

Outra grande vantagem do marketing é que ele pode ajudar a empresa a identificar oportunidades de mercado e a se adaptar às mudanças do ambiente competitivo. Por meio de pesquisas de mercado e análises de tendências, os profissionais de marketing podem identificar novas necessidades do consumidor e desenvolver produtos e serviços que atendam a essas necessidades antes da concorrência. O marketing também é uma ferramenta poderosa para a diferenciação da empresa no mercado. Por meio da comunicação criativa, a empresa pode se destacar da concorrência e chamar a atenção do público-alvo, aumentando sua visibilidade e atraindo mais clientes.

Para entendermos de forma mais evidente  sobre  marketing, conversamos com Pedro Padilha, mas conhecido como o “Pedro do Marketing”, Bacharel em Design pela Puc-Rio. Pós-graduado em marketing pela ESPM, especialista em Digital pela UFRJ, ao longo da trajetória de 15 anos de experiência, participou de projetos para UFRJ, Herbalife, Botafogo F.R, Copa do Mundo FIFA, Estação Primeira de Mangueira, Pão & Cia, Óticas Carol, Nechio Congelados, Confederação Brasileira de Beach Tennis, Sistema de Ensino GPI e Granfondo Rio. É mentor de negócios digitais, autor da metodologia Marketing Híbrido, que ajuda profissionais autônomos a fazerem marketing.

Como você define marketing e qual a sua importância para as empresas?

Marketing no presente vai muito além do conceito de oferta e demanda, muitas vezes ele é o combustível para despertar um desejo ainda inexistente. A visão defasa de ser um núcleo para apagar o incêndio das vendas está mudando e os novos canais de mídia, o poder da influência e as segmentações em campanhas têm sido fatores determinantes para que líderes entendem que o marketing é um acessório de luxo e sim uma necessidade, das mais importantes, para os resultados do negócio sejam positivos e crescentes.

Quais são as tendências atuais no mundo do marketing e como as empresas podem se adaptar a elas?

Fala-se muito em humanização quando um embaixador empresta sua imagem e credibilidade ao produto envolvido. Acredito que uma forte tendência está na automação nos processos de comunicação, os famosos “bots”, que contribuem muito além de um checkout de venda, mas a níveis de pesquisas sobre o comportamento do consumidor e pós vendas, que é pouco trabalhado aqui no Brasil.

Como o marketing pode ajudar a empresa a aumentar suas vendas e sua base de clientes?

O conceito de marketing se torna muito amplo com tantas derivações (digital, guerrilha, relacionamento, inbound, outbound e etc) no entanto, a premissa básica é trabalhar o marketing além das ferramentas de implementação mas como ferramenta de diagnóstico e análise para tomada de decisões. Os grandes líderes agem de forma muito mais segura validando as estratégias embasadas em números. Ok, queremos vender um número X no semestre, mas o que nos leva a crer que nosso produto pode atingir essa meta? Quais fatores contribuem para que o planejamento tenha sucesso? Dados são imprescindíveis!

Quais são as melhores estratégias para atingir o público-alvo de uma empresa?

Sem dúvida alguma a estratégia número 1 está no tráfego pago por intermédio das plataformas Meta e Google. O CAC (custo por aquisição do cliente) se torna muito mais barato com o direcionamento e segmentação certos e ainda, os relatórios e parâmetros te permitem fazer para atingir um volume maior de clientes.

Como o marketing digital mudou o cenário do marketing e quais são as suas principais vantagens e desafios?

A pandemia trouxe grandes transformações no modo de como o usuário se comporta e consome. Estamos cada vez mais online e ao vivo, e ainda com opção de ver o replay. Tornou-se mais acessível ao usuário comum produzir conteúdo. Entendemos que, empresas constroem valores e pontes de consciência que sobressaem por exemplo o princípio de pareto 80/20. Os maiores desafios sem dúvidas estão em torno da construção de um posicionamento digital de destaque, com criatividade, diversidade e, claro, uma pitada de provocação.

Como medir o sucesso de uma campanha de marketing e quais são os principais indicadores de desempenho?

Análise de KPI´s, ROAS e CAC são os parâmetros mais relevantes a níveis de diagnóstico de venda. Existem diversas ferramentas que podem te ajudar a filtrar esses números e montar dashboards para facilitar o entendimento desses números, como Mondey,Looker Studio e Analytics.

Qual é a importância da marca para uma empresa e como o marketing pode ajudar a fortalecê-la?

Uma marca forte é aquela que é lembrada até dormindo, os esforços de branding devem ser imparáveis. Fazer diferente e fazer a diferença na vida das pessoas! Conceitos que se bem trabalhados em todo o composto de branding e seus desdobramentos podem fortalecer a marca e fazer com que ela seja como uma caneta do “MIB” para apagar a lembrança de seus concorrentes no seu público.

Quais são os principais erros que as empresas cometem em suas campanhas de marketing e como evitá-los?

Achar que os números são mágicos, que os resultados são imediatos e que existe uma lógica que se você pagar 5 volta 10. Não! É importante que as campanhas tenham um tempo mínimo de validação, erro, correção, análise. Não se trata mais de quem tem mais dinheiro e sim de quem fez mais testes!

Em resumo, o marketing é essencial para a sobrevivência e crescimento das empresas no mercado atual. Com ele, as empresas podem entender melhor o seu público, criar valor para a marca, adaptar-se às mudanças do mercado e diferenciar-se da concorrência. Isso pode levar a uma maior participação no mercado, maior lucratividade e um relacionamento mais forte e duradouro com seus clientes.

Foto: Site Freepik

Miguel Vicente

Jornalista

Concursos

A busca por uma carreira pública ou ingresso em instituições militares é cada vez mais comum no Brasil. Com isso, cresce também a procura por

Leia mais »
Concursos

Concurso Público Nacional Unificado

O concurso unificado, que tem como objetivo unificar processos seletivos realizados por diversos órgãos públicos, tem gerado muita expectativa entre os concurseiros e também entre

Leia mais »