Para mais informações, entre em contato com as unidades
A Educação Infantil é considerada uma das mais importantes etapas da formação das crianças, pois é onde elas começam a existir fora do convívio familiar, o que envolve lidar com as diferenças, com o desenvolvimento da personalidade e da autonomia, com a criação de laços de amizade e com as descobertas em diferentes áreas do conhecimento.
Ela funciona como uma base para as demais etapas da educação formal. O correto aproveitamento desta etapa permite que os pequenos cresçam com mais autonomia e tenham mais sucesso em sua vida escolar e individual. E como lidar com bebês e crianças exige cuidados especiais e muito tato, a proposta pedagógica da educação infantil prevê a realização de jogos, brincadeiras e atividades prazerosas que, além de ensinar, divertem, tornando o processo de construção do conhecimento muito mais assertivo e divertido.
Assim como a educação infantil, o ensino fundamental I funciona como uma base para as demais etapas da formação educacional. Como o próprio nome já menciona, ele é fundamental para o desenvolvimento das crianças.
É nesta etapa que os alunos começam a aprender os conceitos educacionais — assuntos que os guiarão durante toda a educação básica —, e também aprendem a ler e escrever.
Esse processo de alfabetização permite que os estudos se tornem mais complexos e que as crianças ampliem a sua visão de mundo. A partir do 1º ano do Ensino Fundamental I a criança deve começar a expressar suas dificuldades, por isso, é importante que os educandos tenham no professor a sensação de segurança, pois ele será o principal auxiliar para identificar possíveis demandas e encaminhamentos para atendimentos especializados ou intervenções mais específicas junto às famílias.
No Ensino Fundamental II, os alunos passam por muitas transformações. Além de terem um número maior de disciplinas, a responsabilidade
aumenta, passam a tomar mais decisões e acompanhado a isso, começam as mudanças corporais naturais do início da adolescência. Durante as aulas, os alunos são instigados a trabalhar de forma cooperativa com seus colegas, expor suas ideias e conversar sobre elas.
Diante de todas as questões que envolvem os alunos destas séries, a equipe psicopedagógica trabalha orientando-os e apoiando-os em suas ações, estabelecendo uma relação de confiança para que possam enfrentar a adolescência mais confiantes e seguros. Neste segmento, a definição dos conteúdos a serem trabalhados em cada área de conhecimento baseia-se nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental e nos pressupostos dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Para este nível de ensino, faz-se necessário que os conhecimentos tenham relevância social e que sejam potencialmente significativos para o desenvolvimento das capacidades do aluno.
Nesta faixa etária, como os alunos são preparados para deixar a escola, é importante observar o quanto os adolescentes são capazes de responder exigências e compromissos.
Nestes anos finais, os adolescentes ficam mais sensíveis, já que surgem dúvidas acerca do futuro, principalmente sobre a vida acadêmica-profissional. Assim, é preciso estar atento, dando suporte emocional e afetivo, preparando-os para as despedidas – seja dos colegas ou dos professores – e fazê-los perceber que as decisões que os guiarão nos próximos anos são tomadas nesse momento.
Nesta fase, nossa preocupação concentra-se no desenvolvimento integral do jovem, por meio de uma formação ética e autônoma, preparando-o para a continuação dos estudos em níveis mais complexos, como o acesso a cursos superiores nas melhores Universidades do País e para o mundo do trabalho.
Hoje, como a maioria das universidades públicas utiliza o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como elemento de acesso ao Ensino Superior, o Sistema de Ensino GPI incorporou ao seu material didático uma série de ferramentas que busca preparar o seu usuário para esse tipo de avaliação.