Siga o GPI nas redes

contato@sistemadeensinogpi.com.br

Segmentos de nossos ensinos

Mais de 150 Mil aprovações!

Para mais informações, entre em contato com as unidades

Educação Infantil

A Educação Infantil é considerada uma das mais importantes etapas da formação das crianças, pois é onde elas começam a existir fora do convívio familiar, o que envolve lidar com as diferenças, com o desenvolvimento da personalidade e da autonomia, com a criação de laços de amizade e com as descobertas em diferentes áreas do conhecimento. 

Ela funciona como uma base para as demais etapas da educação formal. O correto aproveitamento desta etapa permite que os pequenos cresçam com mais autonomia e tenham mais sucesso em sua vida escolar e individual. E como lidar com bebês e crianças exige cuidados especiais e muito tato, a proposta pedagógica da educação infantil prevê a realização de jogos, brincadeiras e atividades prazerosas que, além de ensinar, divertem, tornando o processo de construção do conhecimento muito mais assertivo e divertido.

Ensino Fundamental I

Assim como a educação infantil, o ensino fundamental I funciona como uma base para as demais etapas da formação educacional. Como o próprio nome já menciona, ele é fundamental para o desenvolvimento das crianças. 

É nesta etapa que os alunos começam a aprender os conceitos educacionais — assuntos que os guiarão durante toda a educação básica —, e também aprendem a ler e escrever. 

Esse processo de alfabetização permite que os estudos se tornem mais complexos e que as crianças ampliem a sua visão de mundo. A partir do 1º ano do Ensino Fundamental I a criança deve começar a expressar suas dificuldades, por isso, é importante que os educandos tenham no professor a sensação de segurança, pois ele será o principal auxiliar para identificar possíveis demandas e encaminhamentos para atendimentos especializados ou intervenções mais específicas junto às famílias.

Ensino Fundamental II

No Ensino Fundamental II, os alunos passam por muitas transformações. Além de terem um número maior de disciplinas, a responsabilidade
aumenta, passam a tomar mais decisões e acompanhado a isso, começam as mudanças corporais naturais do início da adolescência. Durante as aulas, os alunos são instigados a trabalhar de forma cooperativa com seus colegas, expor suas ideias e conversar sobre elas.

Diante de todas as questões que envolvem os alunos destas séries, a equipe psicopedagógica trabalha orientando-os e apoiando-os em suas ações, estabelecendo uma relação de confiança para que possam enfrentar a adolescência mais confiantes e seguros. Neste segmento, a definição dos conteúdos a serem trabalhados em cada área de conhecimento baseia-se nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental e nos pressupostos dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Para este nível de ensino, faz-se necessário que os conhecimentos tenham relevância social e que sejam potencialmente significativos para o desenvolvimento das capacidades do aluno.

Ensino Médio

Nesta faixa etária, como os alunos são preparados para deixar a escola, é importante observar o quanto os adolescentes são capazes de responder exigências e compromissos.

Nestes anos finais, os adolescentes ficam mais sensíveis, já que surgem dúvidas acerca do futuro, principalmente sobre a vida acadêmica-profissional. Assim, é preciso estar atento, dando suporte emocional e afetivo, preparando-os para as despedidas – seja dos colegas ou dos professores – e fazê-los perceber que as decisões que os guiarão nos próximos anos são tomadas nesse momento.

Nesta fase, nossa preocupação concentra-se no desenvolvimento integral do jovem, por meio de uma formação ética e autônoma, preparando-o para a continuação dos estudos em níveis mais complexos, como o acesso a cursos superiores nas melhores Universidades do País e para o mundo do trabalho.

Hoje, como a maioria das universidades públicas utiliza o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como elemento de acesso ao Ensino Superior, o Sistema de Ensino GPI incorporou ao seu material didático uma série de ferramentas que busca preparar o seu usuário para esse tipo de avaliação.