Brand Awareness: estratégia de marketing poderosa

20230921170336_[fpdl.in]_dedo-segurando-uma-placa-de-madeira-com-a-palavra-brand-awareness-o-conceito-de-brand-awareness_694006-736_medium (2)
Fuzileiros Navais Legenda: Marinha divulga edital de concurso público com 1.680 vagas para fuzileiros navais Foto: Marinha do Brasil / Divulgação

Esse termo Brand Awareness é muito usado na área de marketing e se refere à capacidade de reconhecimento e lembrança de uma marca por parte do seu público-alvo. Esse conceito é fundamental para o sucesso de qualquer empresa, pois uma marca reconhecida e fixada na memória dos seus consumidores têm mais chances de se destacar em um mercado mais competitivo. Um belo exemplo é o jingle do Sistema de Ensino GPI

Existem diversas estratégias de branding sendo usadas para aumentar o Brand Awareness, como por exemplo, ações em redes sociais, campanhas publicitárias em mídias tradicionais ou digitais, patrocínios de eventos, entre outras. A estratégia deve ser escolhida de acordo com o público-alvo da marca e com a mensagem que se deseja transmitir. A mensuração pode ser feita por meio de pesquisas de mercado que medem o grau de conhecimento da marca pelo público-alvo, ou ainda, monitorando a presença da marca em redes sociais e plataformas de busca.

Ter um bom nível de Brand Awareness é fundamental para qualquer empresa que deseja se destacar no mercado e ser escolhida pelos consumidores. Por isso, é importante investir em estratégias de branding e monitorar constantemente a presença da marca no mercado.

O aumento da popularidade das mídias sociais e da internet em geral tornou ainda mais importante a construção de uma forte presença online para as empresas. As redes sociais, por exemplo, são ótimas plataformas para que as empresas possam aumentar a visibilidade e fortalecer sua marca, através da publicação de conteúdos relevantes que façam os consumidores interagir. 

Dessa maneira, investir em estratégias como, marketing digital, influência e conteúdo, pode ser uma forma eficaz para aumentar a exposição da marca. Essas táticas demonstram como a marca consegue atingir de forma natural e orgânica uma grande quantidade de pessoas. 

Outro fator crucial para desenvolver o Brand Awareness é a qualidade que a empresa oferece ao seu produto e serviços. Com isso, os consumidores percebem que a empresa se preocupa com a experiência que será vivida por cada um, eles tendem a tornar-se defensores da marca, indicando para amigos e familiares, ajudando a aumentar a popularidade. 

Por fim, é importante lembrar que a construção do Brand Awareness é um processo constante, que exige paciência, dedicação e estratégia. É preciso ter em mente que os resultados não são imediatos e que é necessário investir de forma consistente em ações de marketing para construir uma marca forte e reconhecida pelo público.

Fonte:  Noupe/2020

Foto: Imagem de rawpixel.com no Freepik

Miguel Vicente

Jornalista

Educação

Olá, caros leitores do nosso Blog GPI! Chegou a época mais encantadora do ano, onde a magia do Natal toma conta de nossos corações e

Leia mais »