Siga o GPI nas redes

contato@sistemadeensinogpi.com.br

Gamificação nas escolas

O que é gamificação?

Gamificação é o uso da dinâmica de jogos em qualquer tipo de atividade, fazendo com que as pessoas se engajem para resolver problemas colaborativamente, atingindo os desafios propostas de maneira divertida e lúdica. 

Antes condenados em sala de aula, os jogos eletrônicos e analógicos começam a ser utilizados por professores de todo o mundo como uma maneira de chamar o interesse dos alunos para o ensino: essa é a gamificação do ensino.  

Conhecida como Gamificação, a prática consiste na aplicação de elementos fora do seu contexto original, como narrativas, regras, lógicas, desafios, e prêmios como uma maneira de deixar o aprendizado de diferentes matérias e muitas horas escolares mais prazerosas. 

Dessa forma, pedagogos exercitam a capacidade dos alunos de trabalhar em equipe, de promover o diálogo, alimentar o senso crítico, a confiança, a curiosidade, a tomada de decisões e a habilidade de assimilar e absorver informações e aprendizados, além de preparar as crianças para fora da escola, desenvolvendo interação social e competências socioemocionais, como empatia com o próximo e autoconhecimento.

De acordo com uma análise do fundo das Nações Unidas para infância, o fechamento prolongado de instituições de ensino durante a pandemia da nova coronavírus aumentou o desinteresse de crianças e adolescentes pela educação, apresentando diversos quadros de desgaste mental e abandono escolar como consequência. Com isso, a utilização da gamificação atrai novamente os alunos para as salas de aula, uma maneira lúdica e atrativa de aprendizado. 

Apesar de o termo existir há pouco tempo, a preocupação em aproximar os alunos a cada geração vem crescendo conforme o mundo fora dos portões escolares se desenvolve. Exemplos disso são práticas como pequenas premiações para estudantes com bons desempenhos em testes e atividades. 

Gamificar uma aula é tornar todo o conteúdo mais prazeroso para os alunos e até para os funcionários. Com isso, é importante que toda criatividade seja exercida para a criação de atividades que fujam do básico. Portanto, a gamificação tem como finalidade o engajamento, motivação para ação, além de promover o aprendizado e a resolução de problemas. 

Texto: Miguel Vicente