Siga o GPI nas redes

contato@sistemadeensinogpi.com.br

Os desafios e estratégias para ingressar em um Concurso Público

gpi concurso pdf_page-0001
Fuzileiros Navais Legenda: Marinha divulga edital de concurso público com 1.680 vagas para fuzileiros navais Foto: Marinha do Brasil / Divulgação

Não é de hoje que sabemos o quanto é disputado um concurso público. Tendo em vista toda a preparação que tem que ser feita durante o processo de estudo. Por causa disso, é importante saber como realizar todo esse caminho até a hora da prova para se sair bem. Em vista que os concursos têm ficado cada vez mais específicos, isso faz o estudante ser obrigado a se preparar de forma adaptável a cada edital.

Estudar não é uma atividade simples, requer muita disciplina e foco. Sendo assim, algumas etapas devem ser elaboradas e aperfeiçoadas com diversas técnicas. Por exemplo, estudar PDFs, assistir vídeos ou escutar por áudio algo relacionado a matéria, tudo isso não é garantia que irá obter resultado. Contudo, é necessária uma rotina onde precisa incluir uma produção de materiais de revisão, resolução de questões e simulados. Não devemos esquecer que a forma estudada nas escolas é totalmente diferente de uma preparação para concursos.

O Sistema de Ensino GPI, em parceria com seu coordenador Igor Lima, criou um cronograma de estudo para auxiliar os estudantes a chegar no dia da prova pronto e seguro.

“Bom, estudar para concurso público é um projeto que, em média, demanda um período de dois a três anos. É importante ter em mente que o imediatismo pode atrapalhar a sua caminhada. E nós estamos aqui exatamente para te ajudar nessa jornada” – Igor Lima

1) Escolha da Área e Cargo

O ideal no mundo dos concursos é que o estudante já inicie sabendo o seu objetivo. Talvez essa parte seja a mais importante no início da caminhada. E o que eu considero como definir o foco? Acredito que seja a escolha da área para a qual você irá estudar.

2) Tenha uma conversa franca com as pessoas que estão ao seu redor

Converse com seus familiares, pais, filhos, marido, esposa, namorado (a) sobre qual é o seu objetivo, como se dará a sua rotina, em quais dias e horários você estará disponível. E lembre-se de que as pessoas que realmente nos ama, irão nos apoiar. A regra é essa. Não tenha medo de se dedicar e de se tornar ausente.

3) Em quais casos podemos migrar para outra área?

Primeiramente, gostaria de pontuar a necessidade do foco de tornar-se um “especialista”, já que podem existir alguns concursos “similares” nos quais a gente pode obter êxito. Esse foi o meu caso! Estudava para a área fiscal e “surgiu” o concurso da Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Eram apenas duas matérias a mais. E eu já havia “fechado” o restante delas. Logrei êxito exatamente por focar nessas duas e revisar o restante.

4) Revisão

A periodicidade da revisão fará com que o aluno mantenha a retenção do conteúdo anteriormente estudado. É fundamental que você tenha um material “enxuto” para que você não perca mais do que 15 minutos de revisão para cada hora de estudo.

GRAVE ISTO: se você não revisar, você não terá a retenção daquilo que você estudou. A maioria dos estudantes foca apenas no avanço teórico e se esquecem de absorver o que já fora estudado.

5. Resumos

Os grifos e as marcações possibilitam a confecção rápida de um material de resumo para o qual recorrer durante as suas revisões. Você pode ficar à vontade para adotar seu código de cores, sem problema nenhum. O importante é destacar as palavras-chaves, que são as principais dentro de um assunto, e o seu complemento, que pode ser um significado ou característica.

Conclusão

Gostaria de agradecer a sua atenção mais uma vez. A caminhada não é fácil. Sei o que você está passando neste momento.

O que eu percebo é que muitas pessoas têm um desgaste grande sem ter o aproveitamento real, por diversos fatores. E é exatamente isso o que não quero que aconteça com você!

Tenho certeza de que as informações que eu passei aqui, fruto da experiência, tanto minha quanto de outros professores, além da sua aplicação com resultado positivo, serão fundamentais para que você possa melhorar a sua performance! Igor Lima.

Miguel Vicente

Jornalista

Educação

Olá, caros leitores do nosso Blog GPI! Chegou a época mais encantadora do ano, onde a magia do Natal toma conta de nossos corações e

Leia mais »