Concurso Público Nacional Unificado

gpi concurso pdf_page-0001
Fuzileiros Navais Legenda: Marinha divulga edital de concurso público com 1.680 vagas para fuzileiros navais Foto: Marinha do Brasil / Divulgação

O concurso unificado, que tem como objetivo unificar processos seletivos realizados por diversos órgãos públicos, tem gerado muita expectativa entre os concurseiros e também entre os gestores públicos. A proposta desse tipo de concurso é otimizar os recursos públicos, reduzindo custos e garantindo um processo mais ágil e eficiente na contratação de servidores. Além disso, a unificação também visa evitar possíveis fraudes e imparcialidades nos certames.

Para os concurseiros, a possibilidade de participar de um único processo seletivo para diversas vagas públicas é vista como uma grande oportunidade. Isso facilitaria a preparação e eliminação de despesas com inscrição em diversos concursos diferentes. Além disso, eliminar a possibilidade de ter que realizar várias provas em curtos intervalos de tempo também seria um alívio para os candidatos.

Desta forma, na última semana foi definida a banca organizadora do Concurso Unificado, ou Enem dos Concursos como vem sendo chamado. Conforme informações do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), a Fundação Cesgranrio ficará à frente da seleção. Agora, a Fundação Cesgranrio deverá divulgar o edital com requisitos, vagas, salários, conteúdo programático, formas de inscrição, critérios de seleção, data e local das provas. De acordo com publicação na Folha Dirigida, aproximadamente mais de 6 mil vagas federais serão disponibilizadas, dentre as quais destacam-se as oportunidades no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), dentre outros.

Segundo a diretora de Provimento e Movimentação de Pessoal do MGI, Maria Aparecida Chagas Pereira, falou como esse concurso tem sido estruturado com ajuda de alguns órgãos públicos. “O Governo Federal tem a experiência do Enem, mas é a primeira vez que estamos fazendo uma prova de concurso público desse vulto, envolvendo 21 órgãos. Por isso, buscamos o apoio dos órgãos de controle desde o princípio, para que todas as etapas do concurso estejam em conformidade com as melhores práticas de gestão, transparência, legalidade e impessoalidade”.

Sendo assim, é importante se preparar logo e começar a estudar pois, como o nosso Coordenador Pedagógico, Rodolpho Caeiro, enfatiza “é extremamente importante que tenhamos um estudo constante de temas que envolvem a Língua Portuguesa e o Raciocínio Lógico Matemático, uma vez que são assuntos corriqueiros nos concursos públicos nacionais”.

O Sistema de Ensino GPI têm diversas unidades no Rio de Janeiro para os interessados começarem a se preparar. Não perca tempo!

Acesse: https://sistemadeensinogpi.com.br/gpi-concursos/

Prepara-se para os concursos públicos com a rede que tem mais aprovação e tradição no Rio de Janeiro.

Fonte: Cesgranrio, Folha Dirigida e Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos

Miguel Vicente

Jornalista

Educação

Olá, caros leitores do nosso Blog GPI! Chegou a época mais encantadora do ano, onde a magia do Natal toma conta de nossos corações e

Leia mais »