Siga o GPI nas redes

contato@sistemadeensinogpi.com.br

Como a rotina na educação infantil contribui para o desenvolvimento de bons hábitos e responsabilidades

Você já parou para pensar na importância de estabelecer uma rotina na escola? Muitas vezes, podemos subestimar  o impacto que um costume estruturado pode ter no desenvolvimento dos alunos. Desta forma, construir esse hábito no colégio auxilia os alunos a desenvolverem boas rotinas e com responsabilidade. 

Estabelecendo essa rotina, um dos primeiros benefícios é a sensação de segurança que ela proporciona, as crianças se sentem confortáveis quando sabem o que esperar e quando os eventos do dia a dia se repetem de maneira previsíveis. Com isso, se cria um ambiente acolhedor e familiar para os alunos, permitindo que eles se concentrem melhor em suas atividades. Outro aspecto importante é a facilidade das transições. É  um fato de como as crianças podem ser sensíveis às mudanças repentinas. Por isso, estabelecer uma rotina ajuda a minimizar o desconforto dessas transições, pois os alunos sabem o que esperar e conseguem se ajustar mais facilmente às novas atividades ou novos locais.

A rotina na educação infantil é fundamental para o desenvolvimento social, emocional e acadêmico das crianças. Ela proporciona conforto e reduz a ansiedade, permitindo que elas se sintam confortáveis no ambiente escolar. Nessa fase, as crianças desenvolvem habilidades importantes para a vida, como organização e reconhecimento de responsabilidades. A ludicidade presente na educação infantil facilita o desenvolvimento dessas habilidades e traz inúmeros benefícios para as crianças. 

Veja abaixo a importância de estabelecer uma rotina na escola e como fazer isso em sala de aula.

– Promove a sensação de segurança: os pequenos rituais diários ajudam as crianças a se sentirem seguras, já que elas se acostumam com eventos que se repetem e trazem certa constância.

– Facilita as transições: os momentos de transição, como a chegada e a saída da escola, o recreio e a hora da brincadeira, são facilitados pela rotina estabelecida, evitando desconforto nas crianças.

– Desenvolver o senso de responsabilidade: ao estabelecer uma rotina, os alunos passam a reconhecer suas responsabilidades, como voltar do recreio e formar um círculo para a contar histórias.

– Constrói autonomia e competência: ao participar da construção da rotina, a criança desenvolve sua autonomia e tem a oportunidade de fazer suas próprias escolhas, o que fortalece seu poder de decisão.

– Estabelece rituais ao longo do tempo: a rotina deve ser desenvolvida progressivamente, criando rituais que se tornam parte essencial da rotina das crianças, mesmo à medida que elas crescem e se tornam mais independentes.

– Cria o senso de coletividade: a rotina na educação envolve todos os membros da comunidade escolar e contribui para o desenvolvimento do senso de coletividade entre os alunos.

É importante ressaltar que a rotina deve ser flexível e permitir adaptações e improvisações, para permitir um desenvolvimento socioemocional saudável das crianças. 

Para estabelecer uma rotina na educação infantil, é essencial conversar com as crianças e observá-las, mas também é importante aproveitar as rotinas já presentes em suas vidas. Além disso, é preciso adaptar a rotina de acordo com o desenvolvimento da criança e permitir que elas participem das escolhas. Avaliar a rotina e fazer alterações quando necessário também é importante. Em resumo, construir uma rotina na escola pode ser extremamente benéfico para os alunos. Ela oferece uma sensação de segurança, facilita as transições, promove a responsabilidade, desenvolve a autonomia, estabelece rituais e fortalece o senso de coletividade.

Então, que tal começar a construir uma rotina estruturada na sua escola? Os benefícios certamente serão recompensadores!

Foto: Site Freepik