Siga o GPI nas redes

contato@sistemadeensinogpi.com.br

As mídias digitais na educação

Cada vez a informática está presente em nossas vidas, a tecnologia vem sendo atualizada a cada momento. Sendo assim, a presença das mídias digitais no cotidiano das pessoas, leva à consideração da sua importância na prática pedagógica. 

Desta forma, novas ferramentas facilitam o desempenho de tarefas rotineiras nas escolas. Por isso, a internet, os programas educacionais e os jogos de computador, possibilitam ao usuário pesquisar sobre as informações que lhe interessam e construir seu próprio conteúdo informativo. O professor pode, por exemplo, criar um grupo da sala em redes sociais ou aplicativos de comunicação, no qual passará mais referências sobre a matéria, estimulando e mediando o debate entre os alunos.

A tecnologia em sala de aula oferece aos docentes possibilidades de inovar metodologias que agregam o desenvolvimento dos alunos. Com isso, o entendimento de como usar tecnologia na educação, passa pela compreensão de que os alunos podem construir, junto com os professores, seu próprio conhecimento. Isso torna as aulas mais atraentes. 

“As novas gerações devem entender que a informação não circula, apenas, em meio digital. É um erro achar isso. A informação está em todos os lugares: embalagens de produtos, jornais, revistas, televisão, rádio, campanhas publicitárias e em muitas outras mídias. Neste sentido, uma Pedagogia das Mídias é necessária. A educação para a informação e para as mídias contribui para a formação de um cidadão crítico diante do volume de informações a que somos submetidos diariamente. Podemos aprender, assim, a buscar informações e a ler o mundo com uma postura mais crítica”.

Marcio Gonçalves, especialista em mídias digitais

Texto – Miguel Vicente