A Leitura na Educação

20230725174231_[fpdl.in]_feliz-dia-da-alfabetizacao-jovens-comemoram-o-dia-da-alfabetizacao-lendo-livros-gerados-por-ai_852336-6175_medium
Fuzileiros Navais Legenda: Marinha divulga edital de concurso público com 1.680 vagas para fuzileiros navais Foto: Marinha do Brasil / Divulgação

Como é importante os livros na Educação Infantil

O hábito da leitura é essencial para a educação de qualquer pessoa. E quando se trata da educação infantil, este hábito se torna ainda mais importante. Por isso, é fundamental que as escolas e os pais incentivem as crianças a lerem desde cedo. Uma ótima forma de fazer isso é através dos livros educativos. Esses livros não apenas ensinam as crianças a ler, mas também contribuem para o desenvolvimento da criatividade, imaginação e raciocínio. Além disso, eles podem ajudar a criar um vínculo afetivo entre pais e filhos, pois muitas vezes são lidos em conjunto.

Compreender a importância dos livros e da leitura na educação infantil é uma atitude necessária não somente para educadores e instituições de ensino, os responsáveis também devem estar cientes dos benefícios conquistados com a prática da leitura.

Para as crianças, aprender a ler é um momento que marca o início de novas descobertas e possibilidades. Por isso é fundamental que a escola, em conjunto com a família, incentive o hábito da leitura nas crianças desde os primeiros anos escolares. 

Benefícios da leitura para as crianças 

O contato com os livros, o ato de sentir o cheiro, as texturas e interagir com as histórias auxilia no desenvolvimento psicomotor, cognitivo e intelectual das crianças. A leitura também contribui para melhorias no vocabulário, na fala e no rendimento escolar. Confira outros benefícios da leitura para as crianças:

  1. Estimula a criatividade
  2. Favorece a aquisição de cultura
  3. Melhora a escrita
  4. Incentiva a imaginação
  5. Estimula atitudes éticas, entre outros. 

Como incentivar o hábito da leitura nas crianças

Cabe a instituição ensino propor atividades que incentivem a leitura de forma dinâmica e despertem o interesse e curiosidade dos pequenos. Em casa, os pais também podem incluir na rotina momentos para a leitura em família. Quando os adultos demonstram interesse nos livros, automaticamente as crianças se sentem atraídas para o mundo da leitura.

Abaixo alguns livros que são interessantes para as crianças:

Uma excelente opção de livro educativo é “A Fantástica Fábrica de Chocolate”, de Roald Dahl. O livro conta a história de um garoto pobre chamado Charlie Bucket, que ganha um bilhete para visitar a fábrica de chocolate do excêntrico dono, Willy Wonka. Durante a visita, Charlie e os demais vencedores aprendem sobre a produção do chocolate e as diferentes maneiras de trabalhar com o doce, e ainda passam por diferentes aventuras ao longo do caminho.

Histórias de Animais para as Crianças” Este livro é uma coletânea de histórias de animais que ajudam as crianças a aprenderem sobre os diferentes tipos de animais e seus habitats. É um livro educativo perfeito para crianças pequenas que amam animais.

” O Protesto”, de Eduarda lima. Na história desse livro, os animais decidem que se cansaram dos humanos e fazem um pacto de silêncio. Essa é uma fábula urbana perfeita para os pequenos terem os primeiros contatos com conceitos relacionados à ecologia e à natureza.

“Tudo Bem Ser Diferente”, de Todd Parr. Quando as crianças passam a conviver com outras, é sempre importante conversar sobre a importância de respeitar as diferenças. Esse livro mostra de forma divertida e consciente como esse assunto pode ser abordado de maneira leve.

“A pequena Lana”, de Silvana Rando. Esse livro apresenta Lana, uma garotinha do tamanho de uma ervilha que às vezes fica do tamanho de um gigante. Com essas mudanças, ela aprende a lidar com os outros, mas sonha em fazer um amigo de verdade para lhe fazer companhia. Ou seja, é uma ótima história para ensinar o valor da amizade verdadeira.

O hábito da leitura não pode ser forçado, já que as crianças precisam do estímulo certo para isso. A escola tem um papel fundamental nesse aprendizado, mas os pais podem proporcionar um reforço em casa a partir de bons livros para cada faixa etária.

Desta forma, os livros educativos são uma excelente ferramenta para a educação infantil, pois estimulam o aprendizado e a imaginação das crianças, além de ajudar a desenvolver o hábito da leitura. Por isso, é importante investir na leitura e incentivar nossas crianças a se tornarem leitores assíduos desde cedo.

Miguel Vicente

Jornalista

Educação

Olá, caros leitores do nosso Blog GPI! Chegou a época mais encantadora do ano, onde a magia do Natal toma conta de nossos corações e

Leia mais »