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A história do franchising

Franchising é um modelo de negócio bem conhecido em todo o mundo com milhares de negócios reais e online em funcionamento. No Brasil, segundo a Associação Brasileira de Franquias (ABF), são 156 mil unidades franqueadas.

A palavra franchising surge nos meados da década de 50. A expressão tem como característica a utilização da marca pelo franqueador ao franqueado. Tudo começou nos EUA, alguns historiadores e pesquisadores, dizem que o modelo de franchising está ligado a época da Idade Média relacionado a igreja católica que foi a primeira a usar essa modelo de franquias. Na Europa, no século XII, existiam atividades comerciais que poderiam ser associados ao modelo atual. Franchising, na Idade Média, durante o sistema feudal, significava dividir as tarefas entre a igreja e a nobreza para designar a transferência de um direito ou a atribuição de privilégios. Nesse contexto, a nobreza tinha direito de cobrar impostos dos camponeses. Uma quantia era repassada ao clero, e os senhores feudais poderiam ficar com um percentual do valor cobrado. Assim surgiu o termo franchising.

A primeira franquia criada foi nos EUA, no ano de 1850, a máquina de costura Singer. A empresa começou a licenciar outros comerciantes para vender os seus produtos em outras regiões. Com isso, teve um impacto grande e gerando uma expansão em seus produtos e atividades.

Em 1891, surge a franquia mais antiga nesse modelo de franchising, a Martha Matilda Harper. Com seus serviços de salão de beleza ela despertou interesses em outras mulheres. Sendo assim, ela começou ensinar seus métodos por intermédio de um contrato de franquia. Ao passar seus treinamentos diários para seus clientes, as empresas aprovadas tinham o direito de comercializar em uma determinada região, e tornando-se uma franqueada. Além disso, comprar os produtos dos seus serviços exclusivamente com a Martha, para garantir o padrão e a qualidade da marca, pilares fundamentais hoje na modelo de franchising. Desta forma, o seu crescimento foi tão grande que chegou a ter mais de 500 unidades espalhadas nos países dos EUA, Alemanha e Escócia. 

Um fato importante em relação ao franchising, foi a evolução que esse modelo se transformou após a segunda guerra mundial. Muitos soldados quando voltaram da guerra, por não terem empregos e experiências profissional, tiveram que investir em algo e se tornarem-se seus próprios patrões. Com isso, grandes redes surgiram e dominam o mercado de franquias até os dias de hoje, como por exemplo, Burger King, Kentucky Fried Chicken e McDonald’s.

No Brasil, os primeiros passos de franquias foram nos anos de 1950, com as escolas de idioma Yázigi e CCAA. Na década de 70, o modelo franchising ficou mais organizado e algumas empresas começaram a investir e expandir a sua marca no país, exemplos disso, Água de Cheiro, Ellus e Boticário. Na década 80, o modelo de franquias ganhou um destaque importante no país, o surgimento da (ABF), Associação Brasileira de Franchising, responsável por organizar essa atividade e estruturar as empresas que começaram adotar esse modelo. Além disso, a criação da legislação para contribuir com o contrato de franquias, chamada Lei nº 8.955/1994. Com isso, fortaleceu ainda mais o mercado de franquias. Nas décadas seguintes, o modelo de franchising se consolidou e hoje é uns dos negócios mais rentáveis e procurado no país.

Hoje em dia, existem diversas marcas brasileiras que já adotaram esse modelo. O franchising no Brasil abarca cerca de 2.800 marcas, que expandiram os seus negócios, segundo balanço feito pela ABF.

A ABF é uma entidade sem fins lucrativos fundada em 1987 e é responsável por representar, oficialmente, o sistema de franquias brasileiro. 

Segundo a ABF, no segundo trimestre de 2022 o setor de franquias empregou 1.453.852 pessoas diretamente. No segundo trimestre de 2021, eram 1.292.034 pessoas empregadas diretamente, ou seja, houve crescimento de 12,5%. Além disso, franchising é um modelo de negócio rentável e tem atraído cada vez mais empreendedores que querem usar uma marca já consolidada no mercado ao invés de começar do zero.

Neste conteúdo, você aprendeu que o modelo de franchising possui uma longa história e tem se reinventado de tempos em tempos. A partir das informações sobre o que é franchising, como surgiu e as principais características, é possível analisar o contexto do seu empreendimento e começar a investir hoje mesmo.

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