O crescimento do mercado de Franchising

20230504201707_[fpdl.in]_letras-de-franquia-em-fundo-de-armazem-desfocado-sistema-de-marketing_161452-11435 (1)
Fuzileiros Navais Legenda: Marinha divulga edital de concurso público com 1.680 vagas para fuzileiros navais Foto: Marinha do Brasil / Divulgação

Porquê investir em modelos de franquias

O mercado de franchising no Brasil tem crescido de forma significativa nos últimos anos. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o estudo da ABF revela que o mercado de franquias brasileiro consolidou sua recuperação e deu sinais de crescimento no ano passado. O faturamento das redes no País superou, pela primeira vez, os R $211 bilhões, passando de R $185,068 bilhões em 2021 para R $211,488 bilhões em 2022, um crescimento nominal de 14,3%, índice superior aos 12% projetados pela ABF. A Associação Brasileira de Franchising projeta para 2023 um crescimento entre 9,5% e 12% no faturamento, 10% em unidades, 4% em redes e 10% no número de empregados diretos do setor.

Esse crescimento é resultado de diversos fatores, como a busca dos empreendedores por um modelo de negócio já consolidado, com processos e estruturas bem definidas; a facilidade de acesso ao crédito e investimentos; a diversificação do mercado, com novas oportunidades surgindo em diferentes segmentos, desde serviços e alimentação até educação e saúde.

O franchising é uma opção interessante tanto para quem deseja empreender quanto para quem busca expandir seu negócio. Para o franqueador, o modelo permite replicar sua marca, conceito e processos em diferentes regiões do país, sem precisar se preocupar com a gestão operacional das unidades. Já para o franqueado, a franquia oferece a segurança de investir em um negócio comprovado, com suporte e treinamento da franqueadora.

Com base nesses dados, é possível afirmar que o mercado de franchising no Brasil tem um grande potencial de crescimento nos próximos anos, sendo uma excelente oportunidade de negócio para empreendedores que buscam um modelo de sucesso.

O modelo de franquias se tornou atrativo devido aos benefícios que os franqueados obtêm. Sendo assim, os empreendedores já recebem um modelo de negócio pronto, ofertando todos os serviços e produtos e suporte para os envolvidos. Ao abrir uma franquia o proprietário já começa com uma marca estabelecida no mercado, isso ajuda captar mais clientes e desenvolver a parte operacional com mais objetividade. Além disso, a franqueadora oferece treinamentos, consultoria e assistência técnica em diversas áreas, como marketing, comercial, vendas, gestão de negócios e operações. 

As franquias educacionais podem oferecer diferentes tipos de ensino, desde reforço escolar à atividades extracurriculares e cursos profissionalizantes. É importante que o franqueado esteja alinhado com os valores e a proposta da franqueadora para que as atividades desenvolvidas estejam de acordo com a filosofia da empresa.

Um dos grandes desafios dos investidores é entender como o mercado financeiro vem se desenvolvendo e com isso ter as melhores oportunidades na hora de abrir algum negócio. Para entendermos mais sobre investimento e planejamento de finanças, o especialista, Mateus Guimarães do Guia da Bolsa /  XP Investimentos, conversou sobre algumas questões importantes nesse assunto. 

Qual a importância de ter um plano de investimento?

“Quando pensamos em investimento, seja de ordem pessoal ou de ordem mercadológica, precisamos saber que é isso que está entre o sonho e a realização. Sonhar, é imaginar na sua mente algum resultado acontecendo e o plano é exatamente o que viabiliza esse sonho de se realizar. Quando se fala em plano de investimentos, é preciso entender que o dinheiro não tem vida própria e se direciona para onde você determina. Um plano de investimentos é um organismo vivo que tem que ser olhado e direcionado com muita atenção”. 

Com a crise econômica afetando o país, quais são as principais dicas para manter a saúde financeira? Como você descreveria o papel de um planejador financeiro?

“Na verdade, é muito importante que possamos analisar com os vieses macroeconômicos e microeconômicos. Alguns setores vêm amargando resultados ruins há anos, mas existem outros setores que estão em plena expansão. Não existem certezas em termos econômicos e nem no mercado financeiro. O que existem são especialistas, economistas, agentes autônomos de investimentos e toda uma cadeia certificada de profissionais que medem as projeções e históricos (políticos, econômicos, resultados financeiros etc.) para medir possibilidades. A importância de um planejador financeiro ou agente autônomo de investimento, é ter a certeza que você está sendo auxiliado por um profissional certificado, que está submetido à órgãos normatizadores e fiscalizadores, como a CVM (comissão de valores mobiliários), por exemplo, especializado nesse mundo de investimentos e que compreende as variações macro e microeconômicas que ocorrem de tempos em tempos”.


Quais são os fatores mais importantes que os investidores devem considerar ao tomar decisões de investimento?

“O planejamento financeiro engloba algumas variáveis muito importantes que não podem ser negligenciadas como por exemplo: Perfil do investidor que é o que indica qual o tipo de investimentos e volatilidades são mais adequadas para cada perfil. Tempo, que é o que vai diferir os percentuais incidentes. Idade, pois ela vai ser determinante para equação que envolve tempo de investimento x juros compostos. Objetivos, que podem ser aposentadoria, intercâmbio internacional, festa de casamento, compra de um imóvel, enfim, cada um tem um plano específico de vida”.

Como a tecnologia pode ajudar na gestão financeira das pessoas?

“Hoje muitos aplicativos e sites te auxiliam no seu controle financeiro criando indicadores de padrão de consumo. Use-os à seu favor. Não seja colecionador de notas fiscais e cupons fiscais. Senão serão apenas papéis amarelos repousados no fundo da bolsa ou da carteira”.

Que conselhos você daria a alguém que está iniciando no mundo dos investimentos?

“Diversifique seus investimentos e crie planos para o futuro. Faça seus sonhos virarem realidade através de boas escolhas e conte conosco do Guia da Bolsa XP Investimentos, Estamos prontos para te auxiliar nessa jornada”.

Com a crise econômica que assola o país, muitas pessoas têm procurado oportunidades de negócios e uma franquia educacional pode ser uma excelente opção. O segmento da educação é um dos poucos que continua em franco crescimento e, por isso, os índices de sucesso de franquias educacionais costumam ser muito elevados.

Assim, uma franqueadora educacional pode ser uma excelente opção tanto para quem deseja empreender quanto para quem busca novas oportunidades na área da educação. Cabe ao franqueado escolher a melhor opção e se dedicar para que a sua franquia tenha sucesso.

A Franqueadora Educacional GPI é uma empresa que oferece um modelo educacional para escolas interessadas em se tornar uma rede com o sistema de ensino totalmente atualizado e capacitado. A franqueadora possibilita para os franqueados, treinamentos, orientações e suporte em todo momento. Hoje a equipe tem diversos setores que auxiliam os franqueados nessa caminhada. 

Miguel Vicente

Jornalista

Educação

Olá, caros leitores do nosso Blog GPI! Chegou a época mais encantadora do ano, onde a magia do Natal toma conta de nossos corações e

Leia mais »