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Inteligência Emocional

Escola de vida GPI e o método Supera

As habilidades de vida são capacidades para comportamento adaptativo positivo, que os possibilitam negociar eficazmente as demandas e desafios do cotidiano. Envolvem habilidades pessoais e sociais que potenciam as relações interpessoais. A educação de qualidade não se limita apenas ao ensino de conteúdos acadêmicos. Cada vez mais, as escolas têm se preocupado em promover o desenvolvimento integral dos estudantes, inserindo em sua formação a importância de habilidades socioemocionais. Nesse contexto, a inteligência emocional tem ganhado destaque como uma ferramenta fundamental para o crescimento pessoal e social dos alunos.

A OMS (Organização Mundial de Saúde sugere que programas sejam desenvolvidos para reduzir comportamentos de risco e aumentar cuidados com saúde física e mental. Crianças e adolescentes em geral são uma população especial para estes programas, pela sua maior vulnerabilidade. Com isso, estamos desenvolvendo no Brasil programas para ensino de Habilidades de Vida com as crianças e adolescentes de hoje, a fim de preparar multiplicadores para incorporar estas habilidades em suas práticas profissionais. Utiliza-se exposição oral, discussões, dramatizações e dinâmica de grupos, em sessões semanais. O programa foi adequadamente adaptado, e houve aumento do conhecimento sobre as habilidades. Os alunos incorporam habilidades no seu cotidiano, melhorando a qualidade das relações interpessoais e aumentando sua competência social. Com esse projeto, podemos ajudar nossos alunos, a fim de entender e desenvolver seus comportamentos afetivos, cognitivos, morais e sociais.

Por esta razão, o Sistema GPI valoriza o trabalho da ESCOLA DE VIDA GPI em todos os seus segmentos. Escola da vida é um programa onde se desenvolvem as Habilidades para a Vida. Estas são consideradas fundamentais para desenvolver nas crianças comportamentos adaptativos e positivos que permitem que elas lidem de maneira mais eficaz com as demandas e os desafios da vida cotidiana. Essas habilidades contribuem para a competência psicossocial, auxiliando na interação e no envolvimento com outras pessoas e, consequentemente, no bem-estar das pessoas.

Em parceria com a empresa Supera, oferecemos essa metodologia de inteligência emocional para o franqueado que se interessar em agregar um diferencial em sua unidade. O SUPERA é um curso diferente de tudo que você já conhece. Com apenas uma aula semanal de duas horas, você conquista uma mente saudável, com mais concentração, raciocínio, memória, criatividade e autoestima. Estas habilidades melhoram o desempenho na escola, alavancam a carreira e garantem mais qualidade de vida. Essa metodologia não tem limite de idade: todo mundo pode viver esta emoção.

A metodologia do SUPERA – Ginástica para o Cérebro foi criada por pedagogos e neurocientistas e se baseia no conceito da neuroplasticidade, que diz respeito à capacidade do cérebro se modificar e expandir suas capacidades de acordo com os estímulos recebidos. Todas as atividades do SUPERA têm como pilares os princípios de novidade, variedade e desafio crescente, que ajudam o cérebro a potencializar suas habilidades cognitivas.

Em aulas semanais de 2 horas, os alunos interagem com 6 ferramentas:
Ábaco – instrumento de cálculo de ajuda a melhorar os níveis de atenção, foco e raciocínio lógico para resolver operações matemáticas;
Apostilas – as apostilas são temáticas e oferecem atividades que envolvem raciocínio lógico, criatividade e outras habilidades;
Jogos – para oferecer aulas dinâmicas e lúdicas, os educadores contam com jogos didáticos-pedagógicos para auxiliar no desenvolvimento dos alunos;
Dinâmicas – as dinâmicas feitas em aula auxiliam os alunos a melhorarem seus relacionamentos interpessoais e suas habilidades emocionais;
Neuróbicas – exercícios voltados para fortalecer a criação de novas conexões cerebrais, com a premissa de executar atividades rotineiras de formas alternativas;
Supera online – permite que os alunos façam atividades de forma virtual, onde estiverem e quando quiserem, proporcionando mais dinamicidade para exercitar o cérebro.

Em suma, a inteligência emocional surge como uma importante ferramenta para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais nas escolas. Promover o autoconhecimento, a empatia e o controle das emoções permite que os estudantes estejam mais preparados para lidar com os desafios da vida e estabelecer relacionamentos saudáveis. Portanto, é imprescindível que a inteligência emocional seja integrada ao currículo escolar, a fim de formar cidadãos completos e preparados para os desafios do mundo contemporâneo.

Método Supera – Descubra uma forma incrível de viver.

Fonte: Supera/ OMS (Organização Mundial de Saúde

Foto: Freepik