Literatura: primeiro contato na infância.

A leitura ajuda na alfabetização, em trabalhar os sentimentos e, principalmente, ampliar o vocabulário das crianças desde os primeiros anos de vida. O contato com os livros tem um papel mais amplo do que possa imaginar, é através deles que as crianças conseguem se colocar em diferentes papéis, com isso, aprender a diversidade do mundo.
Essa possibilidade de se projetar dentro das histórias acaba facilitando o convivo com outras crianças e também com os conflitos do próprio desenvolvimento. Assim, como as brincadeiras do “faz de conta”, elas influenciam diretamente o comportamento das crianças.
Para alguns especialistas a interação com a literatura deve ser considera importante por si só, pois ela permite que a criança desenvolva um olhar estético e aprenda apreciar a arte principalmente. Nas escolas, existe um processo de formação de leitores que passa por visitas as bibliotecas externas para ter contato direto com os livros. Além disso, criaram um espaço dentro das próprias escolas que contêm pequenos acervos a disposição das crianças.
Dentro desse processo das escolas, um dos maiores desafios é a escolha dos livros que serão utilizados, pois existem muitas opções no mercado, mas é preciso levar em consideração os aspectos que tornam a obra mais interessante para cada idade das crianças.
A capacidade dessa escolha vem dos coordenadores, pedagogos e professores que estão ligados diretamente aos alunos e são os mais indicados para isso. Porém, para isso acontecer os educadores devem discutir sobre o teor de cada livro e após isso decidir de fato quais serão utilizados no currículo escolar.