Exame ENADE 2017

O Seminário do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE, terá transmissão ao vivo pela internet no próximo dia 01 de Junho. Objetivo é disseminar os aspectos operacionais de inscrição e aplicação do exame, para Procuradores Institucionais, Coordenadores de Cursos das mais de 2.390 Instituições de Ensino Superior espalhadas pelo Brasil.

O programa do evento inclui palestras sobre o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior ( Sinaes ) e o ENADE. Também apresenta como o exame permite produzir os indicadores da educação. Serão exibidos, o fluxograma da elaboração da prova, novidades na edição 2017 e detalhes sobre o sistema. O ENADE atualmente é fundamental para conseguirmos avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, bem como mensurar o nível de atualização dos estudantes sobre a realidade brasileira e mundial.

Os resultados do ENADE nos ajudam a entendermos os indicadores de qualidade da educação superior, e das instituições no país. Com ele é possível desenvolver políticas públicas para a educação superior e ainda tê-lo como base de pesquisa para a sociedade no geral.

Nesta edição, a prova será aplicada dia 26 de Novembro, para estudantes de diversos cursos de graduação. O Seminário vai acontecer na próxima quinta-feira no auditório do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. E o link da transmissão estará disponível no site do INEP. ( www.portal.inep.gov.br )